sábado, 2 de junho de 2012



Médico, pesquisador, sanitarista e acima de tudo um grande homem, Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas, dedicou-se o estudo de algumas doenças.
Carlos Chagas nasceu na cidade de Oliveira em Minas Gerais, no dia 9 de julho de 1879, viveu seus primeiros anos de vida em fazendas, dai a amor pela natureza e preocupação pelo homem do campo.
Aos 7 anos de idade começou a vida escolar no Colégio Jesuítas em Itu, um ano depois foi para São João Del Rei e estudou no Colégio Santo Antônio, e teve como mentor o Padre João Sacramento, grande educador, humanista e poeta.
Aos 18 anos, ingressou na faculdade de Medicina no Rio de Janeiro, destacou-se muito durante o curso, sendo esforçado e estudioso.
Em 1902, iniciou sua tese sobre a Malaria –doença transmitida pelo mosquito Anopheles- influenciado pela epidemia de Malaria que ocorreu na região de Santos.
Em 1905, trabalho com Oswaldo Cruz, com a missão de controlar a epidemia da Malária em Itatinga (SP). Dois anos depois, ele identifica uma doença que é o marco de sua história, a doença de Chagas. Trabalho ao lado de Oswaldo Cruz, e sucedeu o cargo do amigo de diretor.
Controlou também a epidemia da gripe espanhola, em 1918.
Chagas foi reconhecido pelas suas descobertas e pesquisas, ganhou prêmios em vários países, entre eles Alemanha, Estados Unidos, França, Portugal.
Faleceu em 8 de novembro de 1934, devido ao infarto.
Nós escolhemos Carlos Chagas, pois ele é um grande pesquisador e merecedor de um posto alto na ciência brasileira, com suas descobertas. E, por que ele não recebe todo o mérito que merece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário